CONTRATANDO SEGUROS AUTOMOTIVOS
Contratar um seguro de automóvel é, definitivamente, um dos passos mais importantes para garantir a proteção e a segurança de um veículo. A cotação deve ser feita com um corretor habilitado, o qual disponibilizará, essencialmente, de uma consultoria e assessoria, o consumidor não estará adquirindo somente o produto seguro, mas também os serviços de consultoria e de assessoramento. A compra do seguro é a finalização de todo o processo. Neste momento o contratante vai ter informações para assegurar e garantir o melhor custo benefício na contratação do seguro.
No ato da cotação os dados sobre o veículo e do cliente são coletados pelo corretor e transmitidos para as seguradoras, assim, as Companhias Seguradoras analisaram as informações, precificando e estabelecendo os valores para o tipo de serviço demandado. O perfil do cliente e do veículo têm peso quase determinante para o custo final, do prêmio, assim como a quantidade de coberturas adicionais contratadas.
Após uma criteriosa comparação de cotações, será o momento de se fazer a escolha do plano mais adequado as suas necessidades e orçamentos existentes. Há ainda a necessidade levar em consideração, o Perfil ou Questionário de Avaliação de Risco é um dos critérios fundamentais para a definição do preço final do seguro do veículo no momento do cálculo.
Os dados têm que refletirem a veracidade das respostas, uma vez que implica no aumento ou redução do risco para uma análise mais precisa do seguro a ser contratado, assim sendo, garante a cobertura no caso de sinistro, situação em que o carro sofre um acidente ou algum dano material quando houver. Na eventualidade de haver omissão de informações ou informações falsas, a seguradora poderá negar a indenização por má fé da parte contratante.
Alguns dos documentos necessários para fazer a cotação:
CRLV DO VEÍCULO/MOTO ( cópia do documento);
CNH DO PRINCIPAL CONDUTOR (principal condutor do veículo durante a semana);
ESTADO CIVIL DO CONDUTOR;
ENDEREÇO COMPLETO;
POSSUI CONDUTOR EVENTUAL COM IDADE DE 18 A 25 ANOS (sim ou não);
UTILIZAÇÃO DO VEÍCULO: PASSEIO/IDA E VOLTA AO TRABALHO/COMERCIAL/VISITA A CLIENTES OU UBER/TÁXI.