RAZÕES PARA SE CONTRATAR UM SEGURO

Culturalmente, o brasileiro fica contando com a sorte e protela a contratação de um seguro de automóveis. As vezes, somente pensa em fazer depois do acontecimento de um sinistro, aí é tarde demais, pois “não se chora em leite derramado. Tendo em vista os altos índices de roubo e furtos de veículos, ficar esperando que a sorte livre de ser roubado ou furtado não é uma opção saudável e mais do que isso, nem sempre o fator sorte funciona e  imprevistos acontecem, seja batendo o carro ou se envolvendo em batida com terceiros, e aí? Vai ter que tirar do bolso e gastar.

Independentemente, de o veículo ser zero km ou usado, certamente houve sacrifício e muita luta para adquirir o tão desejado bem.  Algumas pessoas já conseguiram se livrar das parcelas do financiamento e outras não,  imagina ter que continuar pagando parcelas de um veículo que não mais lhe pertence? Pois é, quem não contrata um seguro corre o risco de vivenciar esse tipo de situação.

Por essas razões vamos relacionar os bons motivos pelos quais é preciso contratar ainda hoje um seguro automotivo. Conheça algumas razões essenciais para se contratar um seguro objetivando a absoluta segurança e total proteção de seu bem. Visite nosso site e nos conheça. Vejamos:

i. O Prêmio do seguro varia de acordo com o veículo. Pode parecer óbvio, porém nem sempre é dada a devida atenção a esse detalhe. Algumas pessoas pensam no seguro somente depois de adquirir o automóvel. Na maioria das vezes, as coberturas apresentam diferenças significantes, dependendo do modelo, procedência, marca ou tipo veículo.

ii. A falsificação de dados e informações no ato da contratação. Inventar um perfil falso com informações do tipo: dizer que o carro fica estacionado durante a noite em uma garagem quando, na verdade, o veículo fica na rua. com o propósito de reduzir o valor final do prêmio pode parecer uma boa iniciativa e que concluindo o processo não traria consequências.  Na prática, isso pode provocar prejuízos como o pagamento de valores adicionais ou até mesmo inviabilizar o pagamento das indenizações em caso de sinistro. As seguradoras fazem uma investigação minuciosa em cada sinistro antes de liberar as indenizações.

iii. A escolha da modelagem de franquia compatível com seu perfil. A franquia é uma participação obrigatória do segurado, no caso de sinistro parcial, no conserto do veículo, com valor estipulado na apólice. Entretanto, é possível majorar ou reduzir o valor da franquia em relação a média praticada no mercado. Se o segurado  entende que é vulnerável a poucos riscos de acidentes, poderá optar por um valor de franquia maior e, consequentemente, reduzir o valor do prêmio. O inverso se aplica, caso tenha o entendimento de que os riscos de acidentes são altos, pode escolher uma franquia mais baixa e com isso terá um prêmio final maior. No geral, existem duas situações de isenção de franquia, no caso de sinistro com  perda total, prejuízos igual ou superior a 75%,  e danos a terceiros, caso em que seja provocado acidente e cause danos a outros carros, os reparos serão pagos pela seguradora.

iv. As coberturas básicas e essenciais. A cobertura mais importante e imprescindível é a que engloba danos relativos a colisão, incêndio, roubo e furto que é denominada de cobertura compreensiva. A cobertura relativa a danos a terceiros também é fundamental. Esta é acionada quando se provoca um acidente que cobre danos matérias e morais. Existe algumas coberturas que poderiam ser dispensadas para reduzir o valor do seguro tais como: o carro-reserva, por exemplo, caso o contratante prefira utilizar o transporte púbico.

v. A proposta pode não ser aceita pela seguradora? Esta é uma situação pouco comum, porém possível de acontecer. Dependendo das características do modelo para o qual foi solicitado um seguro, a companhia seguradora pode fazer objeção diante de algumas características de alguns modelos, como carros muito antigos ou modelos muito caros e exóticos. Daí a importância de se fazer uma consulta antes do fechamento do negócio.

vi. O Bônus na Renovação. Não havendo registro de sinistro durante a vigência da apólice, o segurado será beneficiado quando efetivar a renovação do seguro do veículo. A chamada Classe de Bônus é concedida progressivamente acumulando até 10(dez) bônus  e pode alcançar até 50% do valor original, caso o cliente siga sem ter nenhum sinistro por vários anos.

vii. O Seguro de Fábrica. Um contingente significativo das marcas de veículos oferecem seguros automotivos aos seus clientes no ato da compra, como forma de fidelização. Um das vantagens dessa modalidade é que a negociação pode ser concluída ao mesmo tempo da compra do carro, permitindo que o veículo já saia segurado da concessionária pela própria marca. Outros benefícios podem variar de montadora para montadora, mas podem incluir benefícios como valor mais em conta, carro-reserva, bônus extra na renovação, diluição dos valores do seguro nas parcelas de financiamento do veículo e prazos mais longos de cobertura, que chegam em alguns casos a até 36 meses.

viii. Uma boa relação custo benefício começa com um corretor de seguros. Contratar seguro com um profissional qualificado da área de corretagem de seguros é essencial na hora de fechar um seguro. Não está é apenas uma compra de um produto de seguro, mas uma consultoria, assessoria e assistência enquanto vigorar o seguro, jamais faça seguro com quem não é habilitado, pois a vítima poderá ser você. Essa intimidade com o profissional e os procedimentos irá ajudar muito no caso de um sinistro ou na hora de solucionar as dúvidas.

ix. O Corretor de Seguros precisa conhecer as necessidades do segurado. O corretor que vai negociar o seguro precisa ouvir e entender as necessidades do proponente e, para sugerir um plano, precisa conhecer o perfil e os riscos que os segurados estão envolvidos. O corretor deve agir como fosse um médico e, para tal, precisa indagar para entender o perfil do cliente. Caso um dado corretor lhe apresente proposta sem fazer nenhuma ou pouquíssimas perguntas, desconfie e procure um outro profissional.